segunda-feira, 25 de agosto de 2014

tempos de escuridão I

Às gerações futuras

1
Realmente vivo em tempos de escuridão!
A palavra ingénua é considerada insensata. Uma testa lisa
Indica insensibilidade. Aquele que se ri
Apenas ainda não recebeu
A terrível notícia.

Que tempos são estes, em que
Uma conversa sobre árvores é quase um crime,
Porque encerra um silêncio sobre muitos outros crimes!
Aquele, que ali atravessa calmamente a rua,
Já não estará acessível aos seus amigos
Que se encontram na miséria?

É verdade: ainda ganho o meu sustento.
Mas acreditem: é só por acaso. Nada
Do que faço me dá o direito de me poder saciar.
Por acaso fui poupado. (Quando a minha sorte faltar
Estou perdido.)
Dizem-me: Come e bebe! Fica contente enquanto o tens!


Mas como posso comer e beber, quando
Estou a arrancar aquilo que como da boca de um faminto, e
O meu copo de água faz falta a alguém que está a morrer à sede?
E no entanto, como e bebo.

Também gostava de ser sábio.
Nos livros antigos está escrito o que é ser sábio:
Manter-se longe dos conflitos do mundo e passar
O curto tempo de vida sem medo.

Mas conseguir viver sem violência,
Pagar o mal com o bem
Não realizar os seus desejos, mas esquecê-los em benefício 
dos outros
É considerado sábio.                                                                (desenho: Käthe Kollwitz)
Tudo isso não consigo:
Realmente vivo em tempos de escuridão!
(continua)
                                                                                                             

 Bertolt Brecht (tradução GS)

Sem comentários:

Enviar um comentário