terça-feira, 26 de agosto de 2014

tempos de escuridão II

Às gerações futuras

2
Vim para as cidades na época do caos
Quando dominava ali a fome.
Vim para o meio das pessoas na época da revolta
E insurgi-me junto com elas.
Assim passou o meu tempo,
Que me foi concedido nesta terra.

Comi a minha comida entre as batalhas
Deitei-me a dormir entre os assassinos
Vivi o amor de forma descuidada
E olhei a natureza sem paciência.
Assim passou o meu tempo,
Que me foi concedido nesta terra.

As estradas iam dar ao pântano no meu tempo.
As palavras que pronunciava denunciavam-me e entregavam-me ao carrasco.
Consegui apenas pouco. Mas os governantes
Ficavam mais seguros sem mim, isso era a minha esperança.
Assim passou o meu tempo,
Que me foi concedido nesta terra.

As forças eram poucas. O objectivo
Ficava a grande distância.
Era nitidamente visível, embora para mim
Mal alcançável.
Assim passou o meu tempo,
Que me foi concedido nesta terra.

Bertolt Brecht  (tradução GS)
(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário